Aprende brincando
O educador, como estrutura essencial no processo educativo dos seus alunos, tem como finalidade descobrir alternativas que colaborem para o desenvolvimento de diversas competências nos alunos, conduzindo-os, não só a um conhecimento cognitivo, mas também a um conhecimento do seu ser como um todo. A utilização de recursos ligados às TIC pode potencializar o desenvolvimento dessas mesmas competências.
O educador, como estrutura essencial no processo educativo dos seus alunos, tem como finalidade descobrir alternativas que colaborem para o desenvolvimento de diversas competências nos alunos, conduzindo-os, não só a um conhecimento cognitivo, mas também a um conhecimento do seu ser como um todo. A utilização de recursos ligados às TIC pode potencializar o desenvolvimento dessas mesmas competências.
O objectivo principal do nosso trabalho, no âmbito da elaboração de jogos educativos no programa JClic, prende-se com a aplicação de jogos educativos concebidos com o auxílio das novas tecnologias, mais especificamente, com a internet, de modo a desafiar e explorar as múltiplas competências dos alunos, no processo ensino-aprendizagem. Assim, podemos adequar os conteúdos da área da alimentação ao uso das TIC. Por isso, podemos considerar o jogo, uma ferramenta ideal de aprendizagem, na medida em que propõe um estímulo ao interesse do aluno.
Com a elaboração deste conjunto de jogos, pretendemos desenvolver múltiplas competências inerentes ao desenvolvimento dos alunos de 3.º e 4-º ano de escolaridade:
Desenvolver a sua capacidade de pensar, reflectir, levantar hipóteses e testá-las com autonomia e em cooperação com os outros;
Permitir uma maior disposição dos jovens para a aprendizagem, estimulando-os para a realização deste tipo de actividades;
Um desafio e o jovem constrói o seu conhecimento de modo a ultrapassar os obstáculos com que se depara na realização da actividade;
Promovem uma “competição saudável” que pode ser motivadora da aprendizagem, e posterior aquisição de competências importantes;
Permite a consolidação das aprendizagens já realizadas acerca de um determinado tema e dos seus conteúdos;
Os objectivos específicos relacionados com os conteúdos da temática da alimentação referem:
Realização de aprendizagens acerca da roda dos alimentos, das suas categorias e das suas características principais;
Conhecer e identificar os elementos de cada área da roda dos alimentos;
Apropriação dos nutrientes constituintes dos alimentos;
Apropriação do conceito de alimentação saudável e as suas funções;
Apropriação e reconhecimento dos maus hábitos alimentares.
0 Comments:
Post a Comment