segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

“Blogues escolares: quando, como e porquê?”

Na plataforma moodle da nossa escola encontra-se um texto sobre a temática dos blogues intitulado “Blogues escolares: quando, como e porquê?”, pelo qual nos interessámos e direccionámos a nossa leitura e posterior reflexão.


Particularmente, despertou-nos o interesse, o tópico relacionado com as utilizações educacionais dos blogues, até porque é nossa intenção abordar e analisar este tema, pois como futuras profissionais no âmbito da educação, pretendemos, também nós, trabalhar e desenvolver as competências das TIC com os nossos alunos, envolvendo as novas tecnologias e os conteúdos das diversas disciplinas do currículo escolar.

No documento referido anteriormente são apresentados dois tipos de abordagens e para tal achámos pertinente a sua análise e reflexão.

A primeira abordagem prende-se com a utilização dos blogues, não directamente relacionados com o contexto escolar, todavia o professor considera a informação daquela fonte uma mais-valia para adequar às aprendizagens dos seus alunos, pois até se relaciona com os conteúdos leccionados em aula. No entanto, a utilização, por parte dos alunos, de blogues não institucionais como recurso pedagógico, poderá ser um problema na medida em que o professor não consegue analisar toda a informação disponível no blogue. Um outro aspecto que devemos ter em conta refere-se à credibilidade dos autores destas ferramentas pedagógicas a que os alunos têm total acesso, pois nem sempre abordam os assuntos/temas da melhor forma.

Uma outra finalidade do blogue remete para a criação e dinamização, por parte do professor, de um blogue no âmbito da sua área curricular, abordando e relacionando os conteúdos da mesma, com o objectivo de disponibilizar informação acerca da matéria leccionada, e ainda, a publicação de diferentes tipos de texto como por exemplo, notícias que também estejam relacionadas e actualizadas com a área disciplinar implícita no blogue.

Para finalizar o nosso post, deixamos-vos com uma citação do documento explorado, que para nós é fundamental divulgar, pois dá-nos um parecer da importância dos blogues em contexto educativo:

“ A exploração dos blogues (…), transforma-os, mais do que num recurso pedagógico, numa estratégia de ensino-aprendizagem, que visa conduzir os alunos a actividades de pesquisa, selecção, análise, síntese e publicação de informação, com todas as potencialidades educacionais implicadas.”

0 Comments: