Ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, des-vendar imagens e sentimentos contidos numa palavra escrita, inserida num poema, e conseguir explicá-la por palavras próprias, são actividades que até as crianças gostam e se divertem, consti¬tuindo as mesmas, uma excelente forma de preparação para a aprendizagem da leitura e da escrita.
A rima, o ritmo e a sonoridade, integrados na poesia, permitem uma descoberta das potencialidades da linguagem escrita, adquirindo também um carácter lúdico, pois brincar com os sons auxilia as crianças no desenvolvimento de competências linguísticas.
É fulcral o papel do educador/professor encontrar a melhor forma de adequar a poesia de modo a estabelecer um contacto com a expressão poética, dando largas à sua intuição pedagógica e à sua criatividade.
Por vezes, a escola é o único espaço onde a maioria das crianças tem a oportunidade de contactar com a poesia, pelo que o educador deverá ter isso em consideração e apressar-se na sua ‘apresentação’ à criança.
Pensando na nossa situação enquanto futuras profissionais na Educação, achámos que seria importante realizarmos algum tipo de actividade, que de alguma forma se relacionasse com o tema desta reflexão sobre a poesia em sala de aula.
Realizámos um filme no programa Photostory que ilustrasse um poema também escolhido por nós. A nossa escolha incidiu num poema de Luísa Ducla Soares, “A Negra”, referente à discriminação étnica, à multiculturalidade e à aceitação do eu. O poema destina-se a alunos, a partir do 6.º ano do Ensino Básico, visto ser um poema com um grau de interpretação mais complexo e para alunos de 1.º Ciclo torna-se um pouco difícil, pois a sua relação com a poesia ainda está “em construção”.
A autora foi escolhida por se tratar de uma autora de nacionalidade portuguesa, promovendo desta maneira o contacto dos alunos com autores nacionais, e por apresentar um trabalho vasto e de qualidade no campo da literatura.
Realizámos um filme no programa Photostory que ilustrasse um poema também escolhido por nós. A nossa escolha incidiu num poema de Luísa Ducla Soares, “A Negra”, referente à discriminação étnica, à multiculturalidade e à aceitação do eu. O poema destina-se a alunos, a partir do 6.º ano do Ensino Básico, visto ser um poema com um grau de interpretação mais complexo e para alunos de 1.º Ciclo torna-se um pouco difícil, pois a sua relação com a poesia ainda está “em construção”.
A autora foi escolhida por se tratar de uma autora de nacionalidade portuguesa, promovendo desta maneira o contacto dos alunos com autores nacionais, e por apresentar um trabalho vasto e de qualidade no campo da literatura.
A nossa escolha do poema “A Negra” prendeu-se com o facto de temas como a multiculturalidade e a discriminação serem hoje bastante importantes no trabalho realizado pelos professores. A aceitação das culturas e do eu próprio é meio caminho andado para a aceitação dos outros. Este poema pretende, assim, demonstrar o orgulho em ser diferente, e promover na criança uma maior disposição à aceitação de outras culturas promovendo, deste modo, a multiculturalidade.
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