domingo, 17 de janeiro de 2010

Literatura Digital: Kindle. Mais uma influência das TIC na Literatura.

O Kindle é uma das muitas invenções que junta a literatura às novas tecnologias. Este aparelho, que relembra um mp3 ou um telemóvel, suporta cerca de 1.500 obras que estão disponíveis no site da marca e já vem com ligação sem fios à internet. Na verdade, o Kindle permite maior mobilidade, já que os livros, muitos deles pesados, são transportados em poucos gramas de aparelho. Também jornais e revistas estão disponíveis. O seu sucesso nos Estados Unidos já está garantido, no entanto estarão os portugueses receptivos a este aparelho de literatura digital? Em nossa opinião o Kindle não terá muito sucesso em Portugal, uma vez que muitas das pessoas preferem andar carregadas de livros a usar este pequeno aparelho, pelas mais variadíssimas razões. Uma das razões pela, ainda, fraca aderência a esta tendência americana centra-se no facto de este pequeno instrumento custar cerca de 190 euros e de a este valor ainda ser acrescido o valor de cada obra descarregada. Assim, feitas as contas, e embora o valor de cada obra digital decresça cerca de 30% em relação ao valor da obra em suporte de papel, talvez este aparelho só seja uma mais valia para os verdadeiros aficionados da literatura, no entanto são também estes aficionados que se apresentam como defensores dos direitos dos livros não se importando com o dinheiro despendido em cada obra. Por outro lado, e apesar do Kindle permitir uma maior mobilidade literária, são poucas, e quase raras, as obras disponibilizadas na nossa língua.


Ainda em relação ao dinheiro despendido, o Kindle implica que cada pessoa possua um exemplar, no entanto a compra de um livro permite que se façam trocas do mesmo, acabando, desta forma, por mais pessoas terem acesso a uma determinada obra.

Assim, consideramos o Kindle um bom instrumento em relação ao facto de ser de fácil transporte e de permitir um largo aramzenamento de obras, por outro, e face aos problemas económicos do país, torna-se dispendioso e a sua utilização exagerada pode levar à perda de instrumentos tradicionais como os livros em suporte de papel.

O melhor, antes de decidir comprar o Kindle, é fazer contas e reflectir acerca da mais-valia que poderá trazer para a sua vida.

Imagem retirada de: http://www.picpocketbooks.com/wp-content/uploads/2009/11/kindle.jpg

0 Comments: