Numa aula de LPTIC, da professora Helena Camacho, foi-nos proposto o visionamento de um episódio de “O Romance da Raposa” de Aquilino Ribeiro e uma posterior recolha e reflexão de aspectos essenciais, que poderiam ser tratados e propostos em sala de aula.
O nosso grupo apresentou um conjunto de actividades, adaptadas a jardim-de-infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas actividades tinham como principal objectivo o desenvolvimento de competências motoras; de capacidades de interpretação de sons, músicas e imagens; o desenvolvimento de capacidades de verbalização e diálogo acerca de sentimentos ou outra qualquer dimensão trabalhada; e ainda a promoção da utilização de ferramentas tecnológicas para desenvolver as capacidades, criativa e linguística.
Propostas pedagógicas no âmbito da imagem e do som
Actividade oral
1) Associar os sons ouvidos às actividades que podem ser realizadas nesse local. Descrição dessas actividades.
Actividades escritas
1) Apresentar um conjunto de músicas à turma. Cada aluno deve escrever as sensações, sentimentos, emoções, pensamentos, etc. que associa à música.
2) Criar uma história em Photostory, a partir de um texto escrito, seleccionando imagens e músicas que ilustrem as situações transcritas.
Actividade de expressão
1) Associação de sons (animais, locais) a imagens ou vice-versa e imitar a locomoção dos animais.
Actividades da turma:
0 Comments:
Post a Comment