terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Exploração, análise e reflexão de um programa televisivo de carácter infantil

Pocoyo em “O regador mágico



A flor do Pocoyo, que dançava tão alegre e cheia de energia, desmaia por falta de água. O Pocoyo rega-a com a pouca água que ainda restava no regador e a flor ganha força e começa de novo a sua dança. De repente, Pocoyo percebe que a água que deitou na sua flor não foi suficiente para que a mesma se aguentasse. Então, decide ir à torneira encher o regador com água. No caminho de volta, apercebe-se que os seus amigos estão muito aflitos com o calor: o pato está cheio de sede e não tem água para beber e a elefante precisava de encher a sua banheira para se refrescar e também não tem água para tal. Pocoyo, com a sua generosidade, partilha a água que tem com os seus amigos. Quando chega perto da flor, apercebe-se que a água tinha acabado. Nesse instante, o amigo cão vai a correr avisar os amigos do Pocoyo e estes vêm em seu auxílio. Por fim, acabam todos a dançar, juntamente com a flor dançarina.

Este tipo de programa infantil, em nossa opinião, adequa-se para a Creche e pré-escolar, com idades compreendidas entre os 2 e os 4 anos, pois denotámos, com base em experiências pessoais, que muitas crianças de 5 aos já se desinteressam deste tipo de programa.


O visionamento deste episódio do Pocoyo, e certamente de muitos outros deste género, permite o desenvolvimento de certas competências nas crianças, por exemplo, as competências linguísticas, nomeadamente, na área da compreensão e interpretação dos episódios visionados, de modo que consiga exprimir-se oralmente de uma forma confiante, autónoma e criativa, além da competência global para a leitura relacionando a interpretação e tratamento de informação com a leitura, não só a leitura formal mas também uma leitura de imagens, pois as crianças devem ter consciência da função da escrita, mesmo sem saberem ler de um modo formal. Assim, é papel do educador criar condições para que as crianças aprendam, fomentando o diálogo. Também achamos esta actividade um importante ponto de partida para a exploração e desenvolvimento de competências essenciais à criança.

É de notar a atitude da personagem que demonstra o sentimento de amizade que nutre pelos amigos, ajudando-os, ou seja, é importante mostrar às crianças este tipo de programas que nos apresentem um conjunto de materiais fundamentais à educação das crianças para os valores sociais, pois é de apreciar as atitudes, comportamentos e valores que a personagem integra ao longo dos episódios transmitidos, e que também nós, enquanto educadores devemos veicular nas crianças.

Este programa tem uma particularidade, que em nossa opinião, é bastante credível, que é o facto de o Pocoyo ser uma personagem com 3 anos e isso aproxima-o do público, criando assim, uma ligação e uma identificação das crianças com a personagem. Também o facto de o Pocoyo ter esta idade permite maior realidade no tipo de diálogos que realiza, pois a sua linguagem é muito próxima da linguagem do público-alvo. Assim, quanto mais próxima está a personagem do público e quanto mais o público se identifica com esta personagem, maior o interesse e as aprendizagens realizadas, uma vez que as perguntas colocadas no decorrer do programa permitem a participação do público, e consequentemente, criam um ambiente muito propício ao desenvolvimento cognitivo da criança que, embora orientado pelo narrador, se realiza de maneira autónoma, levando as crianças a reflectir sobre o tema proposto.

Uma outra particularidade deste programa está no nível visual, estético, melhor dizendo. Os episódios do Pocoyo são realizados num cenário branco, destacando, assim, as personagens e os objectos presentes na acção. O facto de não haver um cenário, nem objectos fixos e meramente decorativos leva a criança a focar-se apenas na acção das personagens e nos objectos utilizados nessa mesma acção, realçando, deste modo, a educação cívica que o programa pretende transmitir.

Existe um leque bastante vasto de programas deste género, muito importantes não só para o contexto sala de aula, como também para o visionamento sem o acompanhamento de adultos, por parte das crianças. São exemplo: “A família Galaró”; “A Ilha das Cores”, “A Rua Sésamo”, entre outros desenhos animados. É de salientar que na TV por cabo existe um canal denominado “BABY TV” que possui uma grelha direccionada para crianças de idade compreendida entre os 6 meses e os 3 anos.
Propostas pedagógicas passíveis de se realizar:

Para este tipo de actividade de visionamento de um programa infantil, sugerimos algumas propostas pedagógicas no âmbito deste episódio do Pocoyo “O regador mágico”:

1) Juntamente com as crianças, o educador poderá fomentar o diálogo apelando o reconto do episódio. Uma vez que o narrador coloca algumas questões, o educador poderá parar o episódio, por momentos, caso este seja gravado, a fim de fomentar o diálogo com as crianças e obter as respostas às questões colocadas.

Após o final de cada episódio, consideramos importante o diálogo entre o educador e as crianças, a fim de percepcionar as aprendizagens realizadas.

2) No âmbito das ciências da natureza, e partindo da ideia do episódio de que as plantas necessitam de água para viver, o educador poderá realizar com as crianças uma actividade experimental relacionada com a germinação de plantas e incutir nas crianças a responsabilidade em cuidar destes seres vivos.

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